Créditos: Delmaine Donson/iStock
Atualizado em: 18 novembro, 2025
Saiba o que é necessário antes de escolher um sofá na Black Friday e garanta conforto, postura correta e bem-estar no dia a dia
Escolher um estofado para casa vai além de optar por aquele com um visual bonito e uma cor que combine com a decoração. Apesar de o design também importar, essa decisão precisa levar em conta principalmente o conforto do móvel, garantindo bem-estar e saúde para a coluna.
Esse fator se torna ainda mais importante principalmente quando se leva em conta o tempo em que as pessoas ficam sentadas, somando trabalho, deslocamento e momentos de lazer. Um estudo disponível na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos estima que metade dos adultos norte-americanos passa mais de 9,5 horas por dia sentada.
Além disso, a Organização Mundial da Saúde aponta que 80% da população mundial sofrerá com dor nas costas em determinado momento da vida. No Brasil, o IBGE estima que mais de 27 milhões de brasileiros já convivem com algum nível de desconforto causado por doenças crônicas na coluna.
Tratando-se de saúde, esses dados podem ser considerados alarmantes, justamente pela falta de preocupação com móveis voltados para o conforto. Por isso, entender como a postura, o tipo de espuma e o design do sofá influenciam na saúde é o primeiro passo para unir bem-estar e estética na decoração.
Por que a ergonomia é indispensável na escolha do sofá
Para o trabalho, já existem algumas normas que garantem que os móveis sejam anatômicos para os trabalhadores, como a NR17. Mas, como a população também passa muito tempo sentada em casa, essa necessidade deve ser estendida para os itens caseiros.
É aí que entra a importância da ergonomia também na hora de comprar móveis para casa. Essa ciência busca integrar e adaptar equipamentos às necessidades do corpo humano, e tem como principal objetivo melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas, evitando lesões e desconfortos.
A falta de um design funcional pode gerar problemas físicos, como:
-
problemas posturais;
-
dores;
-
bursite;
-
tensões musculares.
Um dos fatores que influenciam esses problemas está relacionado diretamente a comodidade dos assentos, já que móveis com profundidade incorreta, encosto muito baixo ou espuma mole podem agravar problemas posturais.
Como identificar um sofá realmente ergonômico
O primeiro passo para identificar a ergonomia de um estofado é analisar a altura do assento. O ideal é que os pés encostem no chão sem nenhum tipo de dificuldade ou esforço. Isso permitirá que a circulação aconteça livremente.
A profundidade do assento também importa, pois estofados profundos demais podem dificultar o apoio dos pés. O ideal é que as costas fiquem encostadas, de modo que sobre espaço suficiente de dois a três dedos entre o assento e a dobra dos joelhos.
Além disso, a espuma não pode nem ser muito dura nem muito mole. Ela precisa ter a firmeza adequada para ser confortável, sem que a pessoa fique afundada. Isso irá garantir melhor postura ao sentar e também maior durabilidade ao estofado.
A escolha deve ser pautada também na inclinação do encosto, a qual deve acompanhar a curvatura da coluna, sem que a pessoa fique curvada para frente ou para trás.
Atualmente existem diferentes tipos de sofás que atendem a ergonomia necessária para diferentes formatos e necessidades de corpos, além de entregarem designs que combinam com diversos ambientes.
Os móveis ergonômicos atuais combinam conforto e visual moderno. Modelos com pés aparentes, tecidos naturais e tons neutros se integram facilmente a diferentes estilos de decoração.
Aproveitar para comprar um sofá na Black Friday pode ser a oportunidade ideal para investir em modelos de alta qualidade, com estrutura reforçada e materiais sustentáveis, sem pesar no orçamento.
Assim, o sofá deixa de ser apenas um item de decoração e se torna um aliado na saúde e no bem-estar diário.






