A Peptidus Biotech, startup de base científica residente no Parque Tecnológico Biotic, conquistou o 1º lugar na categoria Agricultura e Saúde Animal do Prêmio Deep Tech do Ano, durante o Deep Tech Summit 2025, realizado no Complexo Inova USP, em São Paulo. Reconhecido como o maior festival de inovação deep tech da América Latina, segundo a Agência USP de Inovação, o evento reuniu milhares de participantes, investidores e pesquisadores de todo o país.
A conquista consagra a startup como referência ao apresentar soluções que unem bioinspiração e inteligência artificial na descoberta de novos fármacos voltados à saúde animal. A tecnologia desenvolvida pela Peptidus já mostra avanços e aplicações em áreas como infecções bacterianas, dermatite atópica, cicatrização de feridas, obesidade animal e mastite bovina sem antibióticos.
Antes do reconhecimento no prêmio Deep Tech do Ano, a empresa já havia conquistado o 2º lugar na categoria Startup Inovadora do Prêmio Inovo 2025, promovido por Sindusfarma, RBIF e Biominas Brasil, durante a IV Cúpula Brasileira de Inovação em Saúde. Na ocasião, o cofundador e diretor científico, Otávio Franco, apresentou a plataforma proprietária que combina ciência e tecnologia para desenvolver moléculas terapêuticas de forma mais ágil e precisa.
“Esse importante reconhecimento reforça o trabalho que a Peptidus Biotech vem desenvolvendo ao conectar bioinspiração e inteligência artificial para criar novas soluções em saúde animal, com potencial de impacto até mesmo em saúde humana. Também evidencia o papel das deep techs como agentes transformadores, capazes de enfrentar grandes problemas da sociedade com soluções científicas de alto impacto. Temos orgulho de sermos uma empresa nascida no Cerrado, no coração do Centro-Oeste, e de contribuir para impulsionar a onda das deep techs na região e no Brasil”, afirma Bernardo Petriz, CEO da Peptidus Biotech.






