Trânsito do DF terá semáforos inteligentes em 470 cruzamentos

Brasília, segunda-feira, 15 dezembro, 2025

O novo equipamento vai aumentar o tempo de resposta do Detran a falhas técnicas | Foto: Francisco Eduardo/Detran-DF

Com: informações do Detran-DF
Fonte: Agência Brasília

Atualizado em: 15 dezembro, 2025

Licitação de equipamentos modernos está em andamento e levará mais segurança e fluidez ao trânsito interno das cidades

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) deve lançar, em janeiro de 2026, edital de licitação para aquisição de equipamentos semafóricos que utilizam câmeras e operam com controle de tráfego em tempo real, a fim de tornar a circulação viária mais eficiente e segura.

Atualmente, o parque semafórico do Detran conta com 470 cruzamentos, que totalizam 1.953 semáforos. A infraestrutura foi modernizada em 2022, mas ainda não possui sistema de monitoramento em tempo real. Desta forma, quando há um defeito ou pane nos equipamentos, a equipe de manutenção só toma conhecimento da ocorrência pelas câmeras da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), por relatos das equipes de policiamento e fiscalização que atuam em campo, ou por relatos da própria população, por meio do telefone 154, opção 5, em que a Central de Atendimento Semafórica atende 24 horas por dia.

“A implementação de semáforos inteligentes, além de garantir redução no tempo de resposta da autarquia às ocorrências de pane nos equipamentos, vai representar um avanço significativo na gestão do tráfego urbano”, garante o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini.

Para o diretor, “a utilização de câmeras e uma central de controle moderna vai tornar esses semáforos adaptativos, ou seja, com potencial de otimizar o fluxo de veículos, ajustando os tempos de sinalização em resposta às condições reais do trânsito, melhorando não só a eficiência do sistema viário, mas também contribuindo para a redução de congestionamentos, proporcionando economia de tempo, diminuindo custos operacionais e, o mais importante, reduzindo a emissão de gases poluentes.”

Licitação

Vale destacar que a modernização do parque semafórico das vias urbanas do DF está em acompanhamento pelo Detran-DF há algum tempo, inclusive com previsão de lançamento do edital antes de dezembro. No entanto, em razão de questionamentos apresentados e das adequações necessárias, os técnicos da autarquia têm mantido diálogo contínuo com o Ministério Público e com os Tribunais de Contas para assegurar que todo o processo seja conduzido com correção e transparência, garantindo a futura substituição integral do parque semafórico.

O processo de licitação contempla a substituição dos atuais semáforos por novos e dos atuais controladores semafóricos que estão operando em campo há cerca de 20 anos por novos controladores que possuem novas funcionalidades, como GPS integrado, interligação à rede 4G e operação junto a uma central capaz de acompanhar tempo real o funcionamento dos semáforos. Desta forma, em caso de problema em algum equipamento, a central semafórica emite um alerta para a engenharia de trânsito para que seja enviada imediatamente uma equipe de reparo e agentes de trânsito para efetuar o controle manual do tráfego até que o equipamento seja reparado.Na licitação, não serão só os equipamentos visíveis que serão trocados. Uma parte muito importante do parque semafórico será toda refeita: a infraestrutura subterrânea do cabeamento — com infraestrutura nova e cabeamento novos o número de panes irá reduzir significativamente. Também são previstos nobreaks nos cruzamentos principais e, por último, serão implantadas câmeras para que alguns cruzamentos possam operar com o sistema de tempo real, ou seja, o semáforo abre e fecha conforme a demanda de veículos nas aproximações.