Primeiro mutirão ocorreu neste sábado (7), com atendimento ampliado em cinco cartórios e na Central de Atendimento ao Eleitor. Novas ações estão previstas até o fim do cadastramento eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) promoveu a primeira ação especial para regularização dos títulos eleitorais neste sábado (7). O objetivo é desafogar a demanda antes do fechamento do cadastro, em 6 de maio, e facilitar o acesso da população a procedimentos, como alistamento eleitoral, atualização de dados cadastrais, regularização do título e coleta biométrica, entre outros. Mais ações são previstas para os próximos sábados — exceto no de Carnaval —, sempre das 8h às 15h.
Na primeira ação, o atendimento ocorreu na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), responsável pela demanda de regiões como Cruzeiro, Asa Norte e Águas Claras, e em cinco cartórios, sendo dois em Ceilândia, um no Gama, um no Lago Sul e um em Sobradinho.
Os eleitores terão acesso a alistamento eleitoral, atualização de dados cadastrais, regularização do título e coleta biométrica, entre outros serviços nos mutirões de sábado | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
O assessor de Comunicação do TRE-DF, Fernando Velloso, explicou que os mutirões foram antecipados neste ano para evitar transtornos aos cidadãos. “Estamos estimulando a população a fazer a regularização e a emissão de título o quanto antes para evitar filas e tumultos no prazo mais próximo do fim do cadastro, em 6 de maio”, ressaltou.
A medida beneficia, principalmente, quem não tem disponibilidade em dias úteis. “Abrimos aos sábados para que as pessoas tenham um dia a mais de opção, talvez um dia sem expediente, e possa ser atendido. O TRE-DF tem a previsão de realizar esse atendimento em quatro sábados, pulando apenas o sábado do Carnaval”, esclareceu Velloso.
O Tribunal estima atender a cerca de 275 mil eleitores com título cancelado por ausência às urnas, falta de justificativa ou não pagamento de multas, e aproximadamente 148 mil sem biometria cadastrada. Também são previstos entre 130 mil e 160 mil novos alistamentos de jovens entre 15 e 18 anos, que já podem tirar o título de eleitor, embora a medida não seja obrigatória nessa faixa etária.
O bancário Josué Pereira César, 52, separou a manhã deste sábado para resolver a situação eleitoral de toda a família e garantir a participação nas eleições deste ano. “Soubemos pela internet e foi um meio mais rápido de resolver a situação: a regularização da minha biometria, da minha esposa e do meu filho, que já estavam vencidas, e o alistamento da minha filha”, disse. “Para mim foi excelente porque no meio da semana é muito corrido. Foi rápido e tudo está resolvido.”
Josué Pereira César regularizou a situação dele, da esposa e de dois filhos: “No meio da semana é muito corrido. Foi rápido e tudo está resolvido”
A filha do advogado Túlio Marco, 47, também participará da primeira eleição neste ano. “O exercício da cidadania é fundamental e, talvez, seja um dos momentos mais importantes da vida dela, daqui para frente”, observou. “Votar é exercício de consciência social, de cidadania, e a participação na escolha dos representantes e dos nossos direitos, até porque para a gente cobrar, temos que escolher e participar de todo o processo”, concluiu.
Regularize
Em caso de dúvida quanto à regularidade do título de eleitor, a consulta pode ser feita no site do tribunal, na aba “Serviços eleitorais”, em “Situação eleitoral”. Os atendimentos devem ser agendados no site oficial do TRE ou pelo telefone (61) 3048-4000, no qual também é possível consultar os locais disponíveis para atendimento.
O tribunal também orienta que os eleitores consultem previamente a situação eleitoral pelo site. Muitas pendências podem ser resolvidas de casa, como o pagamento de multa, atualmente de R$ 3,50, ou a atualização de dados cadastrais. O cancelamento do título só ocorre após três eleições consecutivas sem voto nem justificativa