Atualizado em: 2 outubro, 2025
Ambiente destaca obras de artistas brasilienses e grandes nomes do design nacional
A CASACOR Brasília 2025 está na reta final e segue aberta até o dia 12 de outubro, mas ainda dá tempo de visitar o ambiente Casa Avva, assinado pela Tramma Arquitetura para a Brasal Incorporações. O projeto reúne um lounge e uma unidade decorada do empreendimento Reserva Orla, traduzindo a proposta de unir arquitetura, design e arte em uma narrativa que valoriza tanto grandes nomes nacionais quanto artistas brasilienses.
Mais do que decoração, cada quadro, escultura ou peça de mobiliário foi escolhido para transmitir sensações e criar conexões com o visitante.
“Cada peça tem um motivo de estar ali. Misturamos obras modernistas e contemporâneas, todas com linguagem própria, capazes de transmitir autenticidade, identidade e contar uma história que conecta natureza e cidade. Queríamos que o visitante se sentisse acolhido, instigado, e que não tivesse vontade de ir embora”, explica a arquiteta Amanda Saback.
Arte como identidade
O ambiente é uma homenagem ao Lago Paranoá, um dos grandes símbolos de Brasília, e por isso traz em destaque obras de artistas ligados à cidade, como Toys Daniel, autor de quadros e esculturas que dialogam com a proposta do projeto.
“Brasília tem talentos de enorme relevância e fizemos questão de mostrar isso com muito orgulho. São artistas com produções potentes, que elevam o projeto e reforçam nossa identidade dentro da CASACOR”, explica a arquiteta Ana Luiza Veloso.
Mestres do design
A Casa Aava também reúne peças de ícones como Ricardo Fasanello, Jader Almeida, Arthur Casas, Jorge Zalszupin, Percival Lafer, Sérgio Rodrigues, Fernando Lucchesi e Alfredo Volpi, compondo um mix que valoriza diferentes tempos e estilos.
“Uma boa história sempre tem diferentes vozes. Não buscamos peças que combinassem de forma óbvia, mas que conversassem em harmonia. Esse mix é o que dá força e personalidade ao espaço”, destaca Amanda.
Curadoria cuidadosa
A seleção foi feita peça a peça, com curadoria de obras de arte feita por Valéria Pena Costa, considerando a força individual das obras e o diálogo entre elas, com materialidade e acabamentos que reforçam uma paleta neutra e confortável.
Seis dicas práticas para usar arte em casa
As inspirações da Casa Avva rendem aprendizados que podem ser aplicados em qualquer projeto:
- Escolha pelo coração: a obra precisa tocar você antes de combinar com o ambiente.
- Dê protagonismo: quadros e esculturas devem ocupar lugares de destaque, como paredes principais ou áreas de maior convivência.
- Valorize artistas locais: incluir obras da sua cidade dá autenticidade e cria identidade cultural.
- Misture estilos e épocas: modernistas e contemporâneos podem dialogar em harmonia, enriquecendo o espaço.
- Use a iluminação a seu favor: luz bem direcionada realça detalhes e amplia o impacto da obra.
- Evite sobrecarga: eleja peças potentes em locais estratégicos para equilibrar presença e leveza.
“A arte não é sobre combinação, é sobre conexão. Quando a pessoa sente que aquela obra a toca, ela passa a ter protagonismo dentro do projeto”, finaliza Ana Luiza Veloso.
Serviço
CASACOR Brasília 2025
Casa do Candango – Brasília/DF
Até 12 de outubro de 2025