Venâncio Shopping é arena para exposição e campeonatos de futebol de botão

Brasília, quinta-feira, 19 maio, 2022

Venâncio Shopping é arena para exposição e campeonatos de futebol de botão

Foto: Divulgação. Crédito: Telmo Ximenes.


Atualizado em: 19 maio, 2022

Durante o mês de maio, apaixonados por esporte poderão conferir a mostra Acervo Tricolor e se divertir em arena especial de futmesa

O futebol é uma das paixões nacionais, é amado pelos brasileiros em seus mais diversos formatos e para celebrar o esporte neste mês de maio, o Venâncio Shopping entra em campo com duas atrações imperdíveis: o Campeonato de Futmesa e a exposição Acervo Tricolor.

Gols, botões, palhetas e diversão! Jogado por gerações, o futebol de botão – ou de mesa – é um esporte democrático que tem praticantes em idades que variam de 08 a 80 anos em todo o País. Nos dias 21 e 28 de maio acontece o Campeonato de Futmesa, com entrada gratuita.

Serão realizados mais dois campeonatos oficiais, o próximo acontece no dia 21, o Libertadores da América de Futmesa. E para fechar a programação, no dia 28 de maio, a partir das 10h, será realizado o sensacional Torneio Aberto Champions League Ascade / Venâncio Shopping, com apoio da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa (FBFM). Vinte botonistas de Brasília irão jogar em busca da Champions League, Europa League e Supercopa União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) na modalidade dadinho.

O evento é uma realização Academia Futmesa Ascade e Venâncio Shopping. As finais serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais da FBFM e das equipes participantes. Os resultados dos campeonatos também serão divulgados nas redes sociais.

Além dos campeonatos, haverá uma mesa que ficará à disposição do público que queira jogar, com times, acessórios e monitores para garantir a diversão de toda família. No espaço também haverá exposição de jogos de botão antigos e artigos de futebol colecionáveis. “Para mim é emocionante, na mesa do jogo de botão você pode reviver craques de futebol do passado, heróis do seu time de coração, o jogador – o botão – pode ser seu pai, seu avô, seu amigo de infância ou você mesmo jogando com os grandes jogadores do time para o qual você torce. O futmesa permite tudo”, destaca Rogério Siqueira, dirigente da equipe Ascade Futmesa.

Desde 2005, o jogo de botão é um esporte reconhecido pelo Conselho Nacional de Desporto (CND) e pelo Ministério do Esporte. Portanto, os praticantes federados são oficialmente considerados atletas. O futmesa foi introduzido e disseminado no Brasil por Geraldo Cardoso Décourt. Ele jogava com botões de cueca, passando posteriormente a usar os botões da calça de seu uniforme escolar. Dessa brincadeira de criança surgiu o “jogo de botões”. “Existem diferentes modalidades praticadas nas diversas regiões do país, tais como: dadinho (a que será praticada no evento), 12 toques, 3 toques, chapas, subitem, entre outras,” explica Rogério.

Acervo Tricolor

O público também pode conferir a exposição Acervo Tricolor, aberta de segunda a domingo, das 10h às 22h, no piso térreo, com entrada gratuita. A mostra reúne 150 camisetas e diversos objetos da coleção pessoal de Victor Estevão da Silva, um torcedor apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Cada camiseta é apresentada ao público com a legenda do jogo em que foi utilizada por meio de recortes de clipping de jornais da época. A coletânea também é composta por itens de jogadores nativos de regiões administrativas de Brasília que vestiram a camisa do Tricolor. O público pode se emocionar ao visitar itens da coleção de décadas e tirar fotos vestindo as camisetas do time do coração.

As camisetas estarão à venda para os interessados que quiserem comprar. Para isso, os interessados poderão levar itens eletrônicos e celulares em bom estado para avaliação, que pode virar parte do pagamento da camiseta. A renda será revertida para a campanha de ajuda humanitária #ColeçãoxFome, que fornece alimentos aos moradores de comunidades em Ribeirão Preto (SP).

Programação Campeonato de Futmesa:

14 de maio: Torneio interno Futmesa Gama FC
21 de maio: Libertadores da América de Futmesa
28 de maio: Champions League Futmesa Ascade Venâncio Shopping 2022

SERVIÇO:
Campeonato de Futmesa

Data: 21 e 28 de maio
Horário: Das 10h às 14h
Local: Piso térreo, próximo à exposição Acervo Tricolor
Entrada: Gratuita

Exposição Acervo Tricolor
Data: até 31 de maio
Horário: de segunda a sexta, das 10h às 20h
e sábado das 10h às 18h
Local: Piso térreo
Entrada: Gratuita

Venâncio Shopping

Crédito: Divulgação.

SCS Q 8 – Asa Sul
Informações: (61) 3208-2000
Canais digitais: www.venancioshopping.com.br
Instagram: @venancioshopping

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SE INTERESSE POR:


0

Comente esta notícia!