Com sucesso do Dia D, ação de busca ativa ganha continuidade

Brasília, segunda-feira, 22 novembro, 2021

Com sucesso do Dia D, ação de busca ativa ganha continuidade

Mutirão do último sábado reuniu grande número de cidadãos, o que motivou a Secretaria de Saúde a programar mais ações como essa | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde

Com: informações da Secretaria de Saúde
Fonte: AGÊNCIA BRASÍLIA

Atualizado em: 22 novembro, 2021

Vacinação no sábado (20) atingiu um público quatro vezes maior que nos fins de semana anteriores

Com base na procura e no atendimento realizado no sábado (29) por conta do Dia D de vacinação contra a covid-19, a Secretaria de Saúde (SES) já prepara outras ações semelhantes. O objetivo foi alcançar a população que ainda não tinha recebido a primeira dose ou que ainda não tinha completado o ciclo vacinal.

Atualmente, o Distrito Federal possui imunizantes suficientes para aplicar em todo o público vacinável, situação diferente do que ocorreu há pouco tempo. Somente neste último Dia D, foram vacinadas quatro vezes mais pessoas do que nos finais de semana anteriores.

“A experiência obtida no último final de semana deixou claro que precisamos melhorar, ampliar e levar a ação para outras feiras”
Divino Valero, subsecretário de Vigilância à Saúde

“O público que buscamos é estimado em 200 mil pessoas que não procuraram as unidades básicas de saúde [UBSs] para receber a primeira dose”, explica o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero. “Uma coisa é vacinar 2 mil e poucas pessoas que querem se vacinar e procuram nossas unidades básicas de saúde. Outra coisa é irmos a feiras populares, convencermos 2 mil e vaciná-las. E conseguimos.”

As ações de busca ativa, informa o subsecretário, vão continuar na área urbana. Além disso, a SES já se organiza para imunizar quem mora na zona rural e que ainda não se vacinou. “A experiência obtida no último final de semana deixou claro que precisamos melhorar, ampliar e levar a ação para outras feiras”, conclui Divino Valero.

Balanço

O público imunizado no Dia D foi maior que todos os registrados nos sábados de outubro e nos anteriores deste mês. Em 2 de outubro, 428 pessoas receberam a primeira dose e 2.633, a segunda. Já no sábado seguinte, foram 128 D1 aplicadas e 7.010 D2.

Veja, abaixo, os números de vacinação alcançados nos outros fins de semana.

16/10
D1: 33
D2: 3.972
23/10
D1: 412
D2: 2.365
30/10
D1: 251
D2: 2.789
6/11
D1: 204
D2: 3.447
Dia 13
D1: 227
D2: 2.738
Dia 20
D1: 2.004
D2: 7.142

Novas ações

A SES planeja, para o próximo sábado, outra ação volante em feiras e locais com grande circulação de pessoas. “Nós vamos continuar indo atrás e vamos convencer essas pessoas a se vacinar”, disse o secretário de Saúde, Manuel Pafiadache. “Tenho certeza de que juntos vamos chegar ao nosso objetivo de vacinar e proteger a população do DF contra a covid-19”.

O gestor destacou o empenho dos servidões, voluntários e equipes parceiras que contribuíram para a realização do Dia D: “Quero agradecer a cada um que dedicou seu tempo para fazer acontecer o nosso Dia D. O trabalho de todos foi imprescindível para o sucesso da ação”.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SE INTERESSE POR:


0

Comente esta notícia!