Concursos DF 2021: especialista do IMP dá dicas sobre bancas, editais e autorizações

Brasília, quinta-feira, 17 junho, 2021

Concursos DF 2021: especialista do IMP dá dicas sobre bancas, editais e autorizações

Atualizado em: 17 junho, 2021

O IMP preparou um material completo para quem está de olho em uma vaga para concursos públicos no Distrito Federal, ainda em 2021. Autorizações, comissões, editais e dicas para quem sonha com o tão esperado cargo público.

Para o especialista Rodrigo Francelino, advogado e professor de Direito do Consumidor e da Lei Orgânica do DF, grandes instituições do Distrito Federal vão lançar editais ainda este ano. “Eu acredito que Detran, Secretaria Educação para cargos efetivos e temporários, Secretaria de Saúde, além da Polícia Civil, ainda vão lançar editais em 2021. Além é claro da retomada dos concursos que estão suspensos, entre eles: PCDF, PGDF, DPDF, Adasa e TCDF”, explica.

Concursos autorizados

As expectativas crescem e cerca de 14 carreiras já foram autorizadas a realizar certames, são elas: PCDF: apoio às atividades policiais civis; SESDF: assistência pública à saúde; SESDF: cirurgião dentista; SESDF: médico; SESDF: enfermeiro; Procon DF: atividades de defesa do consumidor; Detran DF: atividades de trânsito; Detran DF: auditoria de atividades urbanas, Desenvolvimento e fiscalização agropecuária; SLU: gestão de resíduos sólidos; Planejamento Urbano e infraestrutura; CGDF: auditoria de controle interno; SEDF: assistência à educação; SEDF: magistério.

Concursos Distrito Federal 2021: critérios para realização

A realização dos concursos depende de manifestação favorável das áreas técnicas de pessoal, orçamento e finanças, subordinadas às Secretarias Executivas desta Pasta.

Além disso, a realização dos concursos leva em consideração: Existência de vagas no cargo no qual se dará o provimento; Ocorrência de vacâncias que justifiquem suas correspondentes reposições; Adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Vale a pena começar a se preparar?

Segundo o especialista Rodrigo Francelino é fundamental iniciar a preparação desde já, escolher qual carreira, cargo e concurso e focar. “É imprescindível, para quem quer conquistar uma vaga nos concursos do Distrito Federal 2021, iniciar os estudos desde já. Não no lançamento dos editais, porque o prazo de estudo fica muito apertado, cerca de 90 dias no máximo, e aí nem sempre o candidato conseguirá se preparar para ser aprovado”, aconselha.

Quer saber mais? Confira perguntas e respostas, onde o professor Rodrigo esclarece as principais dúvidas sobre o assunto.

Você acredita que mais algum concurso pode ser autorizado em 2021?

Além de serem autorizados, vários concursos devem ter suas bancas definidas ainda esse ano, SLU, CGDF e Procon, por exemplo.

Temos pelo menos cinco concursos com bancas definidas, como por exemplo o do CFC, mas que ainda não tiveram seus editais lançados, por que isso acontece?

É um processo mais demorado mesmo. Qualquer concurso percorre as fases de autorização, formação da comissão, convite das bancas, definição da banca e publicação do edital. Está tudo dentro do esperado. E para quem está se preparando, isso tem que ser visto de forma positiva, porque assim ele tem chance de se preparar com antecedência. Esses concursos que tem banca definida vão acontecer, então é hora de focar.

Muitos candidatos têm dúvidas a respeito da realização de concursos em época de eleição, como fica a realidade dos concursos por causa das eleições de 2022?

Durante o período eleitoral não pode acontecer posse, mas os concursos poderão ser realizados normalmente. Por isso ninguém tem que parar de estudar, é preciso seguir firme porque teremos muitos concursos sim.

Concursos DF 2021: o que você precisa saber para se preparar

Bancas Definidas: Telecomunicações Brasileiras, Conselho Federal de Contabilidade – CFC, Conselho Nacional dos Técnicos em Radiologia – CONTER,Conselho Regional de Nutricionistas da 1ª Região,Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 1ª Região.

Banca em Definição: Procuradoria Geral do Distrito Federal, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 11ª Região, Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil.

Comissão formada: Instituto Federal de Brasília.

Anunciados: Polícia Militar do Distrito Federal, Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal, Secretaria de Estado de Educação, Departamento de Trânsito.

Em fase de estudos: Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal, Fundação Jardim Zoológico de Brasília Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Previstos na LDO: Secretaria de Estado de Economia, Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade, Secretaria de Estado da Segurança Pública, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística, Polícia Civil do Distrito Federal (administrativo), Controladoria-Geral do DF,Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal, Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (servidores), Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (juiz), Secretaria de Estado de Trabalho.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SE INTERESSE POR:


0

Comente esta notícia!