Estudos da cannabis medicinal ganham força com autorização para cultivo científico e apoio de celebridades

Brasília, segunda-feira, 19 dezembro, 2022

Estudos da cannabis medicinal ganham força com autorização para cultivo científico e apoio de celebridades

Crédito: Divulgação.


Atualizado em: 19 dezembro, 2022

Em Brasília, curso de pós-graduação em Cannabis Medicinal da Unyleya tem foco em segmentos voltados para administração, produção e gestão

De cantores famosos, celebridades da televisão a personalidades da política, muitas são as figuras que têm abraçado a defesa da Cannabis para fins medicinais no Brasil. Um dos mais recentes adeptos da causa é o chef e apresentador Henrique Fogaça, do Masterchef. Sua filha, Olivia Corvo Fogaça, nasceu com uma síndrome até hoje não identificada pelos médicos, mas que pode ser remediada com o uso da substância. Além de defensor da liberação da cannabis medicinal, Fogaça também planeja lançar em breve um instituto que permite tornar acessível o óleo de canabidiol para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Neste mês, o estudo sobre a Cannabis voltou às pautas. O cultivo para fins científicos foi autorizado no dia 14 de dezembro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em uma decisão inédita no Brasil, para um estudo em um instituto do Rio Grande do Norte. A partir desta decisão, é criado o precedente para que universidades e centros de pesquisa possam cultivar a planta em ambiente fechado e desenvolver pesquisas para produtos e remédios que tratam de uma variada gama de doenças.

A demanda por conhecimentos específicos sobre a sua aplicação na saúde sofreu uma explosão de procura por profissionais de diferentes áreas. A multinacional produtora de canabinóides farmacêuticos Clever Leaves prevê que o setor pode gerar 328 mil empregos para a economia brasileira após o quarto ano de regulamentação. Desde dezembro de 2019, está autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a comercialização de produtos à base de cannabis em farmácias do Brasil.

Para quem deseja se aprofundar no tema, em Brasília, já existem opções de formação voltadas especificamente para este estudo. O curso de pós-graduação em Cannabis Medicinal da Unyleya, uma das primeiras instituições de ensino 100% EaD no Brasil, tem foco em segmentos voltados para administração, produção e gestãol, na condição de consultor ou gestor de negócios, profissional da área e similares.

“A demanda por um curso em Cannabis Medicinal sempre existiu. As pessoas sempre tiveram muita curiosidade em conhecer mais a respeito dessa planta e seus fins terapêuticos. A cannabis precisa ser acessível a todas as pessoas que necessitam dela para realizar seus tratamentos de saúde, seja importando, adquirindo nas farmácias, por meio do SUS, dos planos de saúde, ou cultivando, com permissão da justiça, por meio da obtenção do habeas corpus, as pessoas precisam ter esse direito garantido”, declara a Profa. Suzana Assis, Mestre em Engenharia de Produção, Especialista em Educação à Distância e Coordenadora do Curso Cannabis Medicinal da Unyleya.

Segundo ela, a área da cannabis medicinal é muito dinâmica, a todo momento surgem novidades e o profissional que atua neste setor precisa se atualizar constantemente.

A cannabis medicinal tem mostrado bons resultados em diferentes tratamentos de saúde, como doenças crônicas e com características de dor intensa, como fibromialgia; espasmos musculares; transtornos do Sistema Nervoso Central e psiquiátricos, como epilepsia refratária, autismo, Mal de Parkinson, Mal de Alzheimer, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica – ELA, entre outras.

No curso são abordadas disciplinas relacionadas à história, cultura, práticas de plantio e colheita e o processo de fabricação da cannabis medicinal; o sistema endocanabinoide; o uso da cannabis medicinal para o tratamento de enfermidades e transtornos do sistema nervoso central – SNC; a gestão e funcionamento do mercado canábico no Brasil e no mundo; o papel e a importância das Associações, Instituições e grupos de apoio à Cannabis Medicinal no Brasil e no Mundo; e a Legislação e o Processo de Regulamentação da Cannabis Medicinal no Brasil e no Mundo.

O curso Cannabis Medicinal é destinado à profissionais com nível superior, interessados em conhecer assuntos relacionados à área, como: médicos, biomédicos, enfermeiros, terapeutas, engenheiros, farmacêuticos, químicos, biólogos, advogados, consultores, gestores, administradores, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e professores.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SE INTERESSE POR:


0

Comente esta notícia!