IESB promove 1º Jornada de Ciência de Dados e Inteligência Artificial de Brasília

Brasília, sexta-feira, 19 novembro, 2021

IESB promove 1º Jornada de Ciência de Dados e Inteligência Artificial de Brasília

Arte: Divulgação.


Atualizado em: 27 novembro, 2021

Com quatro dias de completa experiência imersiva, o maior evento do setor no Centro-Oeste vai apresentar o futuro das novas tecnologias e mostrar, na prática, como se preparar para o mercado de trabalho em alto crescimento. Tudo gratuito e on-line. Saiba como participar

A pandemia da Covid-19 acelerou a chegada do futuro no trabalho. De acordo com o último relatório do Fórum Econômico Mundial, o ritmo veloz que a tecnologia vem impactando as empresas irá transformar, e muito, as tarefas, os empregos e as habilidades até 2025. Com a automação em potencial para criar 97 milhões de empregos, a ciência de dados e a inteligência artificial continuam prioridades, seguindo a tendência de um cenário cada vez mais digital. Em números, mais de 80% dos executivos já estão colocando em prática os planos para modernizar os processos de trabalho e implantar novas tecnologias em seus negócios.

Para entender mais sobre o futuro dessas oportunidades digitais, as inovações e o que considerar tendência no mercado de trabalho, o Centro Universitário IESB promove a JornaCia 2021: 1ª Jornada de Ciência de Dados e Inteligência Artificial de Brasília, maior evento do setor no Centro-Oeste. Serão quatro dias de muito conhecimento, realizado em 29/11 e depois de 1º a 3 de dezembro de 2021. Tudo on-line e 100% gratuito, com inscrições abertas no site do evento:

https://jornacia.iesbtech.com.br/

Na programação, apresentações de diversos workshops, palestras, cases de sucesso e minicursos voltados para alunos, desde o ensino fundamental, médio, graduação e pós-graduação. Durante a maratona tecnológica, os participantes terão a oportunidade de fazer networking e conferir as aplicações de ciência de dados e inteligência artificial na prática, tanto na esfera do governo, como na iniciativa privada. Vão entender como essas tecnologias são trabalhadas em áreas específicas, como na Medicina, Biologia, Direito entre outras. Saber como se preparar para o mercado de trabalho e conhecer as oportunidades de ensino e formação dessas profissões nos cursos de graduação e pós-graduação; além de aprender a construir portfólios acadêmicos e profissionais.

“Um evento dessa natureza busca reunir a comunidade acadêmica, profissionais da área de ciência de dados e inteligência artificial, além de empresas fornecedoras de softwares e serviços, principalmente as que contratam muitos de nossos alunos e profissionais, tanto da área de tecnologia da informação, quando na área de ciência de dados e inteligência artificial. Nosso objetivo é reunir essas pessoas, apresentar novas tecnologias, metodologias e abrir oportunidades para todos”, diz o professor Sérgio da Costa Côrtes, coordenador do curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial do IESB.

Para isso, além do time de docentes do IESB, o evento traz palestrantes convidados, como o professor Vitor Benfica, da Universidade Beira Interior, Portugal; e a professora Gislaine Batistela, da Unesp.

Empresas destaques da área no cenário nacional e internacional também estão confirmadas. Entre elas, a Cloudera, que está sempre entre os principais bancos de dados; a Sonda, empresa chilena e maior integradora de sistema de toda a américa latina; a Stefanini, destaque em tecnologia e grande empregadora de mão de obras; a GavB; a DatAÍ, primeira empresa júnior desta área no IESB; e a Teradata, empresa que apresenta uma das melhores performances para trabalhar com grandes bancos de dados.

A IBM também está confirmada no evento e vai apresentar as facilidades da IBM Watson. A plataforma é conhecida pelas suas características, principalmente por trabalhar com uma área cognitiva, na qual você tem, além da ciência de dados e inteligência artificial, o uso de robôs e a possibilidade de fazer análises. “Eles vão apresentar um ciclo inteiro de utilização da ferramenta Watson na área de machine learning e de deep learning. É uma palestra imperdível”, reforça o coordenador.

A JornaCia também vai oferecer minicursos ministrados pelos próprios alunos da instituição. “A proposta é aliar teoria e prática, mostrando o que os nossos estudantes estão desenvolvendo e que eles já são capazes de atuar na área com muita inovação e criatividade. Ou seja, vamos reunir um grupo excelente de pessoas para trazer uma mensagem positiva de uma área em expansão, falar da mão de obra e das vastas tecnologias que temos na Ciência de Dados e Inteligência Artificial, não só no Brasil, mas no mundo”, reforça o professor Sérgio.

Empregabilidade em expansão no Brasil e no mundo

A JornaCia 2021 vai apresentar como a ciência de dados cresce de forma muito veloz, juntamente com a inteligência artificial, presente praticamente na vida de todas as pessoas. Quando alguém usa um telefone celular, um aplicativo que se localiza por GPS ou faz um exame médico com algoritmos que calculam maior exatidão de resultados, ela está usando os benefícios dessas novas tecnologias. Avanços que impulsionam diretamente o mercado de trabalho no Brasil, que tem uma demanda de 2 milhões de profissionais para a área de ciência de dados e inteligência artificial. Para o mundo todo, a estimativa é que 10 milhões de pessoas deverão ser empregadas apenas nessas áreas nos próximos anos.

“Os especialistas em inteligência artificial e ciência de dados, em todas as pesquisas dos últimos dois anos, figuram entre as cinco profissões de maior futuro ou entre as profissões novas e emergentes. Hoje, as empresas estão contratando muitos cientistas de dados e as públicas estão abrindo concursos com vagas específicas para a área. Ou seja, é um mercado muito promissor, onde o importante é as pessoas terem as suas formações. Se tiverem formações nas áreas de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, certamente elas não ficarão desempregadas. Para ter uma ideia dessas oportunidades, todos os nossos alunos da pós-graduação do IESB estão empregados e os nossos alunos dos 7º e 8º períodos já estão sendo contratados como empregados e não como estagiários. Ou seja, é um mercado extremamente promissor”, completa o professor Sérgio.

JornaCia também para o Ensino Médio

A JornaCia 2021 também oferece programação especial para professores e alunos do ensino fundamental e médio. A ideia é mostrar para esse público como a ciência de dados e a inteligência artificial estão ao alcance de todos. “Vamos discutir com esses professores como eles podem atualizar os seus cursos, principalmente na área de ensino da computação, estatística e programação, de uma forma mais dinâmica, utilizando softwares de mercado. Mostrar uma nova visão de como está o mercado de trabalho que irá absorver esses estudantes, que hoje estão no ensino médio, mas que logo vão ingressar nas universidades e precisarão escolher qual profissão seguir”, explica o coordenador Sérgio.

Alunos do ensino fundamental e médio também poderão se inscrever em minicursos direcionados a eles e realizarem desafios com resoluções de problemas dinâmicos. “A ideia é explicar a esses estudantes como a tecnologia é fantástica e como o uso da inteligência artificial está próxima deles. Mostrar, na prática, que eles também podem ser, não só um consumidor de tecnologia, mas desenvolvedores. Que rapidamente, com as formações disponíveis, eles poderão ser produtores de apps voltados para inteligência artificial ou realizar análise de dados voltados para predição, por exemplo. Ou seja, vamos mostrar, por meio da experiência, o horizonte de uma nova profissão que está em destaque no mercado de trabalho e segue em expansão”, conclui o professor.

Confira a programação completa no site do evento:

https://jornacia.iesbtech.com.br/

Serviço
JornaCia 2021: 1ª Jornada de Ciência de Dados e Inteligência Artificial de Brasília

Data: 29/11 e de 1º a 3 de dezembro
Horário: sempre das 17 às 22h, conforme programação do site
Local: YouTube do IESB

Inscrições gratuitas e abertas ao público no link: https://jornacia.iesbtech.com.br/

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM SE INTERESSE POR:


0

Comente esta notícia!