Mural de Azulejos de Athos Bulcão

Brasília, quinta-feira, 25 janeiro, 2024

Foto: Mural de azulejos Athos Bulcão. Crédito: Divulgação.

Com: apoio institucional da Fundação Athos Bulcão

Atualizado em: 25 janeiro, 2024

Conheça as obras que embelezam a corte

A 25ª edição do Arte no Tribunal apresenta o Mural de Azulejos de Athos Bulcão, localizado na Presidência do STJ. Obra de um dos artistas plásticos mais importantes do País e da história
de Brasília.

O Mural de Azulejos (1994, sem título) instala-do no Tribunal da Cidadania é uma criação de Athos Bulcão feita em cerâmica e com dimensões de 2,85m de altura x 141,92m de largura. É composto por azulejos esmaltados com peças de três diferentes padrões. Essas peças, em tamanho 20cm x 20cm e nas cores azul e verde com fundo branco, apresentam desenhos geométricos, nos quais predominam padrões em azul sobre o verde.

A obra foi instalada originalmente durante a construção da Corte, concluída em 1995. É uma composição abstrata construída pela repetição das peças, dispostas em sentidos aleatórios e variados, permitindo que o agrupamento dos azulejos gere uma continuidade entre os segmentos da circunferência. A intenção estava na criação de movimento, não se observando um simbolismo no arranjo.

Athos Bulcão (1918 – 2008) nasceu na cidade do Rio de Janeiro e teve contato desde cedo com a arte por meio de sua família, que o levava a diversos eventos artístico-culturais. Na vida adulta, abandonou o curso de Medicina e passou a se dedicar à pintura. Fez cursos de desenho da Académie de la Grande Chaumière e de litografia no ateliê de Jean Pons, quando viveu na França,
entre 1948 e 1949.

O artista estagiou com o pintor Cândido Portinari e foi seu assistente na execução do painel de São Francisco de Assis, na Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte e aprimorou seus conhecimentos sobre desenhos e cores. Também trabalhou no
Ministério da Educação e Cultura (MEC), no Serviço de Documentação, onde desenhou capas e fez ilustrações para revistas, catálogos e livros.

Colaborou com projetos de Oscar Niemeyer, inclusive, integrou a equipe do arquiteto na construção de Brasília. Grande nome do modernismo, Athos conseguiu mesclar arte e arquitetura como poucos. Considerado como uma das grandes referências da azulejaria brasileira, uma de suas marcas é a utilização dos azulejos na criação de painéis geométricos e abstratos, que estão presentes em diversos edifícios do País, em especial na Capital Federal.

É o responsável por obras na Catedral Metropolitana de Brasília, no Congresso Nacional, na Torre de TV, no Instituto Rio Branco, na Universidade de Brasília, no Parque da Cidade, em importantes Tribunais (incluindo o STF, STJ e TST), entre outros. Também colaborou em projetos com o arquiteto João Filgueiras Lima. Em 1991, começou a tratar-se contra o Mal de Parkinson, e veio a falecer aos 90 anos, em Brasília.

Athos Bulcão deixou para o Superior Tribunal de Justiça um de seus mais marcantes trabalhos. É um privilégio para esta Corte e para os seus servidores e colaboradores abrigar uma das composições mais belas deste artista.